Associação Artística de Gondomar
actividades
artistas.gondomar
cer.ta.me
arte erótica
prémio fotografia Argo
entrada
eventos sede
artesãos
contactos
ver 1º Prémio de Fotografia ARGO 2008

2º Prémio de Fotografia ARGO 2010

27 de Novembro a 19 de Dezembro 2010 . AUDITÓRIO MUNICIPAL DE GONDOMAR



capa catalogoA Fotografia esteve sempre presente nos interesses da Argo – Associação Artística de Gondomar, ao longo da vintena de anos desta associação.
Com a realização de quatro edições do “Maio Fotográfico”, entre 1998 e 2004, a “FotoErótica” de 2005 a 2009, pretendemos dar visibilidade especial à criatividade dos nossos Sócios e outros Artistas interessados que se dedicam a esta bela e actual forma de expressão.
Neste sentido, e querendo promover a divulgação da arte fotográfica, organizámos a segunda edição do Prémio de Fotografia Argo, de dimensão nacional, que conta com o patrocínio da Câmara Municipal de Gondomar, entidade que ficará detentora da obra premiada.
Propondo um tema livre, a Argo desafiou os artistas a apresentarem as suas obras exercitando o seu sentido estético numa partilha de experiências, da qual se congratula pelo aparecimento de um maior número de participantes e uma significativa qualidade dos trabalhos apresentados, realçando aqui um jovem participante com apenas nove anos de idade.
A segunda edição deste prémio só se tornou possível graças ao apoio e patrocínio da Câmara Municipal de Gondomar, destacando todas as facilidades possibilitadas pelo vereador Dr. Fernando Paulo, que como sempre, atento às actividades organizadas por esta associação e às suas principais linhas de orientação, contribuiu assim para uma melhor concretização deste projecto cultural, – tanto de âmbito concelhio como nacional, – que é alcançar um objectivo comum: divulgar o que se faz em e por Gondomar.
Agradecemos também às Juntas de Freguesia de Fânzeres, Foz do Sousa, Rio Tinto e S. Cosme, todos os apoios concedidos.
Finalmente, estamos gratos a todos os participantes pela sua resposta afirmativa, aos funcionários do Auditório Municipal que receberam e acarinharam as obras, e também a todos aqueles que directa ou indirectamente contribuíram para o sucesso e realização deste evento.

O Presidente da Direcção
Albertino Valadares (...do Catálogo)


Acta do Júri do 2º PRÉMIO DE FOTOGRAFIA ARGO

Aos dez dias do mês de Novembro do ano de dois mil e dez, no Auditório Municipal de Gondomar, reuniu o Júri de selecção e premiação da exposição “II PRÉMIO DE FOTOGRAFIA ARGO”, constituído por: Daniel Fernandes, em representação da Câmara Municipal de Gondomar (Pelouro da Cultura); Professor de fotografia, Manuel Araújo, em representação da Escola Artística Árvore e o Pintor Albertino Valadares, em representação da Argo. O Júri procedeu, nos termos regulamentares à selecção das obras a constar na exposição, bem como à atribuição do Prémio Câmara Municipal de Gondomar. O júri decidiu ainda atribuir quatro menções honrosas. Foram apresentadas 100 obras de 39 autores, das quais foram aceites 65 obras.
Foram premiadas por unanimidade as obras dos autores que a seguir se mencionam:

• Prémio Câmara Municipal de Gondomar
Adelino José Marques - “X-Graf-X”
• Menções Honrosas – conjunto
Norberto Valério - “Fim de Linha. Para onde vou…/A linha da minha vida/Meus braços quentes”
Humberto Fernando Santos - "Mal no mar/Paragem no tempo/A ponte é uma miragem”
• Menções Honrosas – individual
Joaquim Jorge Sousa - “Caminho da Eternidade”
Catarina Machado - “Terra”

O Júri dá o seu apreço a esta iniciativa da ARGO, bem como ao apoio concedido pela Câmara Municipal de Gondomar, testemunhando a importância artística e cultural que esta iniciativa tem para o Concelho de Gondomar.

O Júri
Daniel Fernandes (CÂMARA MUNICIPAL DE GONDOMAR)
Manuel Araújo (ESCOLA ARTÍSTICA ÁRVORE)
Albertino Valadares (ARGO)


PRÉMIO
Adelino Marques – 03X-GRAF-X Cor – Digital
Menção Honrosa
Norberto Valério - “Fim de linha”
Menção Honrosa
Humberto F. Santos - "A ponte é uma miragem"
Menção Honrosa
Joaquim J. Sousa - “Caminho da Eternidade”
Menção Honrosa
Catarina Machado - “Terra”
para baixo